HOMENAGEM!

jun 1, 2012   //   by admin   //   Editoriais  //  No Comments

HOMENAGEM!

“Nossa homenagem eterna ao grande amigo

 e membro da Coordenação

 Paulo Cesar Strauch”

 

Amigo afável e atencioso, de grande erudição e com enorme dedicação aos estudos e projetos que abraçava, é uma grande perda para os seus familiares, amigos e para a área da Química. Gostaria, portanto, de deixar aqui registrado meu testemunho sobre o que pude acompanhar de sua trajetória.

Como colega na Universidade, sempre encontrou disposição para colaborar nas atividades acadêmicas e do movimento estudantil. Como profissional, Engenheiro Químico formado pela Escola Nacional de Química da Universidade do Brasil, e com Mestrado em Engenharia Mecânica no King’s College da Universidade de Londres, baseado em conceitos técnicos muito precisos e um grande tirocínio, construiu sólida carreira. Recentemente, doutorou-se na UFRJ, com a brilhante tese “A École Centrale de Paris e sua influência no desenvolvimento técnico do Brasil (1828 – 1878)”, depois de publicar seu livro “Pindorama e o Palácio de Cristal”.

Foi presidente da Associação de Ex-Alunos da Escola de Química da UFRJ por dois mandatos, realizando um notável trabalho de organização e aglutinação de alunos, professores e ex-alunos e lançando o sitio da entidade na Internet.

Fundador e sub-Chefe da Divisão Técnica de Química e secretário da Divisão Técnica de Formação Profissional, do Clube de Engenharia, destacou-se pela participação ativa nos rumos das duas Divisões.

Diretor da Aposvale, procurou realizar um trabalho em prol de melhores condições para os aposentados da empresa.

Membro da Coordenação do Movimento pelas Eleições Diretas nos Conselhos de Química, sempre expressou seus ideais democráticos e de justiça com ponderação e firmeza.

Como amigo estava sempre disposto a conversar sobre qualquer que fosse o assunto, ouvindo com paciência e colocando sua rica vivência pessoal a serviço do outro, no mais das vezes na procura da harmonia e da boa convivência e com bom humor, mas com rigor quando o caso assim o exigia.

Seu falecimento deixa uma enorme lacuna no campo profissional, no âmbito da cidadania e no seu extenso círculo de amigos. Grande figura humana e de extrema fidalguia no trato pessoal, conjugava sabedoria e solidez de princípios, evocando várias vezes o exemplo e os ensinamentos paternos.

Já no hospital, apesar da gravidade de seu quadro de saúde, sempre se encontrava com disposição de luta e vontade de viver, demonstrando coragem e determinação e recebendo a todos com grande satisfação, contando, em todos os momentos, com o profundo carinho e o incansável apoio de sua família.

No link ( MENSAGENS paulo (in memoriam))…… transcrevemos algumas mensagens que tivemos conhecimento e conseguimos recuperar de colegas e amigos sobre o falecimento de Paulo.

Coordenação do Movimento

Luiz Rodolfo Ortiz, Marcio Claussen, Sergio Alevato e Paulo Strauch (in memoriam)

Julho de 2012

 

Paulo Strauch (in memoriam)

Paulo Strauch (in memoriam)

Nossa  lembrança ao doce e meigo sorriso do Paulo em um momento muito especial que Marcio e seu neto Enzo  (no centro de chapéu), Sergio Alevato (esquerda) compartilharam juntos com o Paulo em fev/2011 no Jardim Botânico do Rio de Janeiro – local onde é realizada as reuniões da Coordenação do Movimento.

Leave a comment